segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cuidados com a Estática (ESD)





ESD são as inicias de EletroStatic Discharge, em português descarga eletroestática. A eletricidade estática é um risco constante que paira sobre os profissionais de informática e eletrônica. Um dos grandes problemas é a falta de informações sobre o tema.



As cargas eletrostáticas surgem naturalmente, principalmente devido a atrito com materiais isolantes (carpete, cabelo, lã, fibra de vidro, etc.). A eletricidade se acumula justamente por que você está isolado do solo (por causa do tênis ou carpete, por exemplo) e ela não tem para onde fluir. Quando você toca em algum objeto metálico, o diferencial elétrico faz com que a eletricidade flua de forma violenta na direção com potencial mais baixo. Outro ponto que deve ser levado em conta é a umidade do ar, quanto mais seco menor será a dissipação das cargas elétricas, facilitando a geração de eletricidade estática. Dependendo do volume de eletricidade acumulada, a energia pode percorrer até mesmo através de uma camada fina de material isolante ou ar. É por isso que usar luvas de borracha não impede completamente que você danifique componentes com estática. O plástico anti-estático usado em embalagens de eletrônicos tem uma estrutura um pouco diferente do plástico usado em sacolas plásticas comuns, daí o seu nome. Nosso corpo é capaz de acumular cargas de milhares de volts.
A amperagem é muito baixa, por isso não é suficiente para causar danos a nós ou outras pessoas, mas é mais do que suficiente para causar descargas capazes de danificar circuitos eletrônicos. As descargas ocorrem justamente por causa do diferencial elétrico entre o seu corpo e os componentes, de forma que para eliminar o problema com descargas eletrostáticas, basta igualar o potencial elétrico de ambos. Existem no mercado as famosas pulseiras anti-estáticas, que possuem um fio de aterramento destinado a eliminar cargas acumuladas no seu corpo. Uma pulseira de qualidade custa menos de 30 reais, de forma que é sempre bom ter uma. O fio da pulseira deve ser ligado a um fio Terra, o Neutro da rede elétrica não serve.
Pulseira anti-estática
                                                  
                                                   
Existem, também, mantas anti-estáticas que você coloca na área de trabalho da bancada, e prende a pulseira nela. O uso de um ionizador no ambiente previne a formação de eletricidade estática, através da geração de íons. Os íons gerados pelo ionizador ajudarão a neutralizar a eletricidade estática do ambiente. Além de todos os cuidados, soma-se a recomendação de sempre trabalhar manuseando os componentes pela borda, evitando ao máximo tocar os chips e contatos metálicos.
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário