terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bobina Desmagnetizadora de Tubos


Todos os TV’s coloridos e os monitores que utilizam TRC (tubo de raios catódicos ou cinescópios) cromáticos tem incorporado um circuito desmagnetizador (ou "degausing") que tem a função de eliminar as manchas provenientes da magnetização da mascara de sombra no interior do TRC e de outras partes metálicas externas como suportes e abraçadeiras.


Em algumas ocasiões o técnico se depara com alguns desses equipamentos com fortes magnetizações que afetam a convergência dos feixes de elétrons sobre os respectivos pontos de fósforo na tela. Isto produz manchas na tela, e em algumas áreas da tela as imagens apresentem cores diferentes das corretas. Nestes casos é necessário que o técnico venha a recorrer a um aparelho chamado “bobina desmagnetizadora”. Esta ferramenta raramente é encontrada à venda nas lojas de comércio eletrônico. Por este motivo, vou descrever agora como construir uma bobina desmagnetizadora.

Materiais para sua construção:
Um pedaço de madeira de 35 x 35 cm.
15 pregos de 3 ou 3 1/2 polegadas.
2 kg de fio de cobre esmaltado #24(0.5 mm de diâmetro).
Fita isolante.
Cabo de força.
Interruptor, de preferência do tipo “pulsador” usado em abajures.

Construção:
Traçar uma circunferência de aproximadamente uns 25 a 30 cm de diâmetro sobre a madeira. Pregar sobre esta linha os pregos com uma separação entre eles de uns 6 ou 7 cm e a uma profundidade aproximada de 1,5cm (o suficiente para ficarem firmes). Forrar cada prego com um pedaço de fita isolante, para que o esmalte do fio não se deteriore ao roçar sobre o metal. Uma vez feito isto, teremos a base para começar a fabricar a bobina. A bobina é confeccionada enrolando-se o fio de cobre sobre a circunferência de pregos. Se a bobina for para ser usada em uma rede elétrica de 120vac deveremos enrolar aproximadamente 600 a 700 voltas. Se for para 220vac devemos enrolar de 1200 a 1400 voltas. Uma vez que o enrolamento esteja completo, deve-se atar com barbante em vários pontos, para que, o conjunto de fios se mantenha unido ao retirar os pregos. Conecta-se o cabo de força e o interruptor, e forra-se todo o conjunto com fita isolante, de forma a cobri-la totalmente dando uma consistência firme ao conjunto, preferivelmente duas ou três camadas de fita.

Modo de usar:
Colocar a bobina em frente à tela onde se pretende desmagnetizar com uma distância de 2 ou 3 centímetros desta, ligar e fazer movimentos circulares para cobrir toda a área da tela, e se afastar progressivamente, desligando a bobina quando estiver suficientemente longe (1m ou mais).

Fonte: www.comunidadelectronicos.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário